Sustentabilidade na Mídia

Bem Vindo!

Neste blog você ira encontrar informações sobre sustentabilidade na mídia e muito mais.

A TV é considerada um meio educador. Milhares de pessoas assistem diariamente programas, noticiários, novelas e propagandas. O que elas vêem é exemplo de fazer com que nosso planeta se torne mais sustentável?
Isso seria possível se a mídia contribuísse divulgando produtos alternativos, como o tijolo ecológico e produtos fabricados a partir de material reciclado. Além disso, poderia mostrar reportagens incentivando a redução nos desperdícios de água, energia e alimentos.

10 comentários:

Fábio, Gabi, Gi e Kalwyn disse...

O comentário do grupo foi muito importante! O fato da televisão que é uma fonte de informação acompanhada por mais de metade da população não estar transmitindo a importância da sustentabilidade para o nosso planeta é preocupante. A televisão seria o meio de levar esse tipo de informação a população que não tem acesso a escola e a outros, ajudaria muito na concientização para um planeta melhor! Parabéns para o grupo, que questionou sobre isso e por meio deste blog está procurando concientizar muitas pessoas :)

Projeto disse...

Amigos, a questão é muito quente. Por que a midia televisiva da tão pouca importancia a educação ambiental? Os únicos programas da globo passam às 6 ou 7 da manhã nos sábados e domingos, enquanto no horário nobre se cultiva a cultura contrária, a do consumismo desenfreado.
Será a midia "neutra"? Ou na verdade está a serviço dos maiores anunciantes, que por coincidência estão interessados em esse consumismo?
Gerardo

Mata Extinta disse...

Como é o tijolo ecológico? Não tinhamos o conhecimento! Acabei de ver um filme em um canal de TV aberta, "10.5- O dia que a Terra não aguentou",conta a história de terremotos inimagináveis que começam a acontecer e podem mudar a geografia do planeta, e estes ocorrem por causa da ação humana. E realmente, uma das raras maneiras que a TV aborda o assunto sustentabilidade é através de filmes transmitidos talvez 3 x por ano. As futilidades no mundo de hoje são postas em prioridade.

Sustentabiliblog disse...

A TV pode ser uma grande aliada, mas também uma grande inimiga, pois ela só mostra os fatos que as empresas maquiam, ou seja, a TV simplesmente vende seu espaço para as empresas iludirem o povo. Na opinião do grupo, qual a solução para tal fato?

Econoeco disse...

É realmente a TV não se mostra tão voltada aos problemas que o mundo esta sofrendo ultimamente. Em horário nobre as novelas que vemos são todas muito deslumbradas e não se mostram muito preocupadas também, acho que dentro destas podia ser inserido algo para conscientizar as pessoas. e vocês, o que acham?

Sustentabilidade na Mídia disse...

Realmente pensamos que a mídia não está tão preocupada em conscientizar a população. Nos intervalos, há grande quantidade de propagandas que nos incentivam a consumir cada vez mais, ao contrário do que precisamos enxergar para melhorar o planeta. Os poucos programas que relatam o fato da sustentabilidade são transmitidos pela manhã, atingindo um pequeno número de telespectadores.

Sustentabilidade na Mídia disse...

Como havíamos dito anteriormente, a mídia contribuiria divulgando produtos como o tijolo ecológico que:
- é fabricado em prensa manual ou hidráulica, sofrendo pressão equivalente a 6 toneladas, que tornam sua forma regular, com faces lisas, permitindo um encaixe perfeito, facilitando o cálculo de unidades a ser empregada em cada parede e em toda a obra, sem haver necessidade de corte do tijolo;
- sua arquitetura dispensa a utilização de pregos, arames, madeiras, além de evitar fortes na parede pronta para embutir a rede hidráulica, elétrica e outras;
- funciona com um sistema térmico e acústico, permitindo que o ar dentro dos furos ao ser aquecido pelo sol, sofra o deslocamento para cima, e ao esfriar retorne para baixo. diminuindo a umidade nas paredes;
- devido suas faces lisas e belas, não há necessidade de reboco e permite assentamento de azulejos e outros acabamentos, quando desejado;
- o cimento é utilizado em pequena quantidade na construção com o tijolo modular, além das colunas e vigas serem realizadas facilmente utilizando os furos e as canaletas.
- o Tijolo Ecológico Modular foi aprovado e regulamentado pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ProjetoResponsabilidade disse...

A televisão é o meio de informação mais utilizado pela população mais ela nao transmite o que está ocorrendo no meio ambiente. Se ela transmitisse poderia fazer com que as pessoas ajudassem a melhor o meio ambiente

Recicle suas ideias disse...

Acho que a mídia positiva, aquela que tenta educar e conscientizar é abafada pela ignorancia dos grandes produtores que visam o lucro e não o beneficio, o que deve ser feito é uma mudança de idéia da sociedade como? a que se pensar

recicle idéias

Anônimo disse...

Oi, Gurias!
Muito bom este tema. Realmente a televisão deveria ser um meio de informação e conscientização, porém muitas vezes parqa que se tenha informações mais interessante e que nos faça crescer como pessoas precisamos recorrer a programas em canais alternativos que não são visto pela maioria da população.
Este tema é importante para uma boa discussão.
Parabéns pelo tema.

Postar um comentário