Sustentabilidade na Mídia

Bem Vindo!

Neste blog você ira encontrar informações sobre sustentabilidade na mídia e muito mais.

A MÍDIA X AS PESSOAS


A mídia vem cada vez mais abordando o tema da sustentabilidade. A ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e o GIFE (Grupo de Instintos, Fundações e Empresas) mostraram que a mídia é a grande formadora de opinião quando o assunto é sustentabilidade. Isso quer dizer que a mídia faz sua parte em relação ao meio ambiente, mas isso pode ser que seja só nos televisores, revistas e telejornais porque é muito bonito falarmos de sustentabilidade, se dizer uma pessoa sustentável e que cuida do meio ambiente quando estamos nos referindo ao brasil inteiro. Na prática, muitas pessoas não fazem o que é devido, claro que existem excessões, mas são essas excessões que não deveriam existir, o que deveria existir é um mundo sustentável não só pessoas únicas e distintas, mas o mundo! A mídia faz o que tem que ser feito por sua parte, lançando produtos, propagandas, tirinhas, matérias em revistas, só que isso de nada adianta se não tivermos consciência e não aderirmos a esses novos produtos. O que as pessoas puderem fazer para que cada vez mais a sustentabilidade não fique só no lançamento ou em revistas, que façam! a mídia de nada adianta se nao houver consciência e vontade de mudar partindo das pessoas e empresas.

5 comentários:

Mohamed disse...

Esta situação da midia nos incentivar a ideais de sustentabilidade é um tanto quanto contraditória, pois o meio que nos influencia a consumir e, por consequência, poluir, é justamente a midia. Pensamos que para tais veiculos de comunicação terem suas ideias valorizadas pela população, primeiramente, elas devem rever seus conceitos ;)

dener passos disse...

A mídia assume o importante papel de formadora de opinião, uma vez que é de fácil acesso e responsável por expor os mais diversos fatos. Satisfazendo os interesses dos “donos” dos meios de comunicação, muitos fatos são publicados de maneira parcial, o que induz parte da população a considerar como verdade absoluta e inquestionável algumas informações oriundas de jornais, revistas, programas de rádio e televisão. Além disso, a mídia parece pouco interessada em abordar questões ambientais, afinal isso não traria retorno financeiro ou algum outro benefício para os “donos” dos veículos de comunicação. Sugerimos aos autores desse blog e demais interessados no assunto a leitura do livro Mídia & Democracia, de Pedrinho Guareschi e Osvaldo Biz, que esclarece diversos aspectos da mídia que desconhecemos completamente.
A iniciativa de buscar informações a respeito da “Sustentabilidade na Mídia” é excelente, pois mostra que vocês querem compreender o por que do desinteresse dos veículos de comunicação em relação a publicação de informações acerca do meio-ambiente. Além disso, a construção do blog possibilita uma forma alternativa de divulgação de cuidados com a natureza que a sociedade deve ter acesso.

Dener Passos, Hector Wesendonk, Ricardo Richter e Rodrigo Marques – Turma 2ºC

Nosso blog: Poluição e Sustentabilidade – http://earthbrothers.blogspot.com/

SDA CSI disse...

A mídia com certeza influi diretamente no pensamento e na opinião das pessoas, seja positiva ou negativamente. O que vemos é que mesmo mostrando incentivos e coisas boas, ainda existem mentiras ou no mínimo a mídia omite certas informações sobre algumas coisas, e é bom que os dois lados sejam mostrados e bem abordados. A idéia do "cabide econômico" foi muito boa e as dicas do que se deve fazer para ter uma vida sustentável também foi inteligente :D

Projeto disse...

Prezados: a questão pode ser mais complicada do que parece. A publicidade alimenticia, atualmente, está dominada por cinco gigantes que só vendem alimentos hipercalóricos que formam hábitos irreparáveis em crianças pequenas. Essas crianças não têm capacidade crítica para avaliar o mal que esses alimentos fazem para seu corpo criando futuras doenças como obessidade e diabetes. E aí?
O poder público não poderia restringir essa publicidade como fez com o cigarro e as bebidas alcoolicas?

Lílly disse...

Acredito que a mídia não esta muito interessada nos assuntos ambientais, ao menos a grande maioria. O grande problema é que vivemos num mundo onde nossa cultura ainda gira em torno do dinheiro, enquanto isso não acabar, poucas são as chances de a mídia e todos as pessoas resolverem parar para pensar no meio ambiente, pois o meio ambiente não gera lucro financeiramente, entende?

Muito bom o trabalho de vocês!

Postar um comentário